segunda-feira, 12 de outubro de 2009

BOM PREÇO



JORNAL O DIA (online)
12.10.09 às 02h06
Pedágio para ir de Deodoro à Barra
Rio terá nova via expressa que vai ligar os dois bairros em 25 minutos
POR CHRISTINA NASCIMENTO, RIO DE JANEIRO

Rio - Previsto para começar a sair do papel em março, o corredor expresso que vai ligar Deodoro à Barra da Tijuca terá pedágio semelhante ao que já vigora na Linha Amarela, onde o valor cobrado de carro de passeio é R$ 3,85. A Ligação C, como é chamada, terá 15 quilômetros, oito estações e seis pistas — sendo uma exclusiva para BRT ( Ônibus de Trânsito Rápido, da sigla em inglês). As demais serão para o tráfego comum. O projeto ainda não está concluído, mas é certo que passará por Realengo, Magalhães Bastos, Deodoro, Boiuna, Guerenguê e Curicica, dando acesso rápido à Avenida Brasil e à Linha Amarela. Para construir a nova via a prefeitura terá que abrir caminho pelas montanhas: 5 túneis serão escavados.
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a concessão da Ligação C vai ser feita por Parceria Público-Privada (PPP). “Estamos fechando esse projeto por PPP, por concessão, vai ser pedagiada. Vai ser uma espécie de Linha Amarela com BRT dentro. E a gente está modelando isso. Espero que até março a gente consiga colocar isso na rua”, afirmou o prefeito Eduardo Paes. Grandes fundos de pensão manifestaram interesse em apoiar os estudos do corredor, mas o Município ainda não fechou parceria.
O investimento será de cerca de R$ 1,5 bilhão e a obra tem previsão de conclusão para 2013, antes da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. A Ligação C, segundo a proposta do dossiê de candidatura do Rio à sede dos Jogos, vai possibilitar que o sistema de BRT cumpra a viagem da Barra à Deodoro em menos de 25 minutos. Serão dois tipos de linhas: paradora e expressa.
O trajeto será feito por 130 ônibus articulados, que terão a capacidade de transportar 22.950 passageiros por hora. O projeto terá obras de terraplanagem que envolverão aproximadamente 3.335.000 m³ para abrir os cinco túneis. Quatro passarelas serão erguidas.
Rodízio de veículos nas áreas de competição
Outra mudança no trânsito da cidade que será adotada para facilitar a circulação dos atletas e moradores durante os Jogos é o rodízio de veículos pelo final das placas. De acordo com o dossiê de candidatura do Rio, essa medida seria adotada para reduzir o tráfego em até 30% e já possui aprovação das autoridades competentes. O rodízio não será adotado num único dia em todas as partes do Rio, mas será empregado conforme a realização dos eventos esportivos: ou seja, a restrição na circulação será por áreas da cidade.
Segundo simulações feitas pela equipe responsável pelo
transporte nas competições, uma redução da circulação de veículos normal em 20% já resultaria em condições de tráfego muito satisfatórias no município.

Quem dá mais ....Quem da mais ????

As concessões de exploração de serviços que deveriam ser, dever do Poder Publico, nos geram a desconfiança dessas “transações” e a certeza da incapacidade administrativa.

Se não fosse bom garanto que não teríamos interessados em assumir tais serviços, afinal “debaixo” dessas “Concessões” há muitas coisas as quais, talvez um dia saberemos.


Que se dane, afinal quem irá pagar somos nós mesmos, podemos até discordar, reclamar, se manifestar publicamente, mas, de nada irá adiantar.

"Vendo gente por preço de banana" ou seria "Vendo preços por gente de bananas" ?

Gozado... acabei de postar algo relacionado em baixo....consciência ?


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

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