sábado, 4 de dezembro de 2010

EU AINDA ACREDITO



Jornal O Dia (online)
04.12.10 às 02h44
Donos de veículos pichados em apreensões da PM demonstram indignação
Parte dessa frota continua no Pátio Legal da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis
POR LESLIE LEITÃO
Rio - O spray de tinta branca usado pela Polícia Militar durante as operações nos complexos do Alemão e da Penha para marcar suas apreensões tem causado grande polêmica. Principalmente entre os donos de veículos apreendidos. Pelo menos 18 motos e um carro foram pichados com a inscrição da corporação, o que causou a ira dos proprietários destes veículos.
“Agora, vou gastar dinheiro tendo que trocar o banco e pintando a moto, porque não há nada que tire essa pichação”, desabafou V., dono de uma das motos recuperadas.

Parte dessa frota continua no Pátio Legal da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), em Deodoro. Das 18 motos levadas para a unidade, apenas nove eram roubadas. Outras foram levadas apenas para averiguação e, como estão regulares ou apenas com problemas de documentação, seguiram para os depósitos da Prefeitura.

O titular da DRFA, delegado Márcio Dubugras Mendonça, não quis entrar em polêmica e limitou-se a dizer que “um procedimento foi instaurado, todos os proprietários serão intimados a depor e as cópias remetidas à Corregedoria Geral Unificada (CGU)”.

A maioria dos veículos marcados com a tinta traz a sigla ‘PM’. Alguns apenas um ‘X’. Mas o que mais impressionou foi uma picape Ford Ranger preta, modelo 2008/2009 placa KQV-0915. O veículo pertence a R., morador de São João de Meriti. Procurado, ele não foi localizado. Mas sua mulher negou que o carro do marido tivesse sido apreendido.

Isso indicaria que a placa do veículo, então, estava clonada. Neste caso, peritos ainda vão tentar identificar o verdadeiro dono do veículo pelo número do chassi.

Quem quer que seja o dono, aliás, terá uma dor de cabeça a mais, além da pichação na parte direita de sua lataria. O painel do carro foi completamente destruído por algum dos ladrões.

No início da semana, a própria PM disse que tinha determinado que suas unidades usassem spray para fazer uma marcação no material que fosse apreendido. A ideia inicial era tentar impedir que armas, principalmente fuzis, fossem desviados. Mas como revelam os veículos, nem só as armas foram marcadas pelos policiais.

Procurado por O DIA, o relações públicas da PM, tenente coronel Lima Castro, não atendeu as ligações. Já a assessoria de comunicação do órgão disse que não comentaria o caso.


IMPOTÊNCIA AO VER CARRO USADO EM FUGA DE BANDO

A cena de um grupo de cerca de 20 bandidos da Vila Cruzeiro em cima de uma picape Hilux preta, fugindo em direção ao Alemão, na semana passada, foi apenas mais um transtorno na vida do empresário M.. “Ver meu carro lá foi muito triste, até porque era meu carro de trabalho. Meus amigos começaram a ligar. É uma sensação incrível de impotência”, desabafou.

A dor de cabeça de M. começou muito antes da fuga filmada por emissoras de TV. Na manhã do dia 18 de junho, ele foi roubado por três bandidos armados numa rua da Penha. Ao tentar reaver o carro, desistiu ao descobrir que o veículo blindado estava em poder do chefão da Vila Cruzeiro, Fabiano Atanásio da Silva, o FB.

Em seguida, passou a travar uma guerra com a seguradora justamente por conta da blindagem. O veículo só foi pago no dia 1º de outubro. Os R$ 35 mil da blindagem e os R$ 20 mil investidos no jogo de rodas aro 22, no entanto, a seguradora negou-se a pagar, alegando não ter provas de que os acessórios existiam. “Entramos com uma ação e vou pedir perícia no carro”, afirmou Nilton Nunes, advogado do empresário

Chega a ser ridículo a atitude de alguns desses Srs. afinal foi resgatado seus bens os quais não passavam em suas cabeças que um dia seriam recuperados.

Bem, isso se foi realmente roubados ou furtados, poderia ser emprestado também, não acham?


A tal da “hipótese” pode ser usada dos dois lados, assim como houve um “morador” que fez uma denuncia contra os Policias , dizendo que seu dinheiro havia sido roubado por eles, o que nos leva a hipótese de questionar que em uma área dominada por traficantes alguém em sã consciência iria receber uma quantia de vulto que tinha direito e iria guardar dentro da sua casa localizada nesse “ninho” de marginais.


Ou era conivente com a marginalidade ou era maluco, mas podemos ter uma terceira hipótese, mentiroso.


Tenho recebido em meu setor de trabalho, relações publicas do meu Batalhão, diversos telefonemas de pessoas elogiando o trabalho da Policia, confesso que me sinto feliz com essa voluntariedade de pessoas as quais, se sentem protegidas e seguras por nós.

Eu, um dos poucos que ainda anda fardado no meio das ruas, afinal sempre disse aos amigos que não seria eu que deveria viver escondido e sim os que andam as margens da Leis, após esse episódio, sinto uma energia das pessoas as quais eu passo pelas ruas, um olhar de respeito e admiração que a muito tempo não sentia, onde pessoas as quais antigamente se sentiam receosas ao chegar perto, hoje já fazem com orgulho e confiança na nossa Policia, para os mais crentes dizendo que “oram por nos todas as noites” ou que “Deus nos proteja em nossa dura missão” e ate mesmo algumas mães que outrora diziam aos seus filhos que faziam alguma mal criação perto de nos: “para se não vou mandar ele te prender” como se fossemos um "cão raivoso" hoje fazem questão de mandar a criança dar um “tchau” ou um beijinho para os seus novos "Super Herois"

Alguns realmente nos fazem questionar se vale a pena lutarmos por eles ou deixarmos eles “se virarem” mas por uma questão de honra, de orgulho e dever, sempre estaremos presentes para defende-los.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

4 comentários:

  1. Repassando

    O atacante Adriano surpreendeu ao jogar a última partida pela Roma com o número 105 na camisa. Questionado pelos repórteres, Adriano teria dito se tratar de uma “mensagem codificada para alguns amigos que estão passando por problemas”.
    105 em Romanos = CV (comando vermelho)

    ResponderExcluir
  2. Repassando

    O atacante Adriano surpreendeu ao jogar a última partida pela Roma com o número 105 na camisa. Questionado pelos repórteres, Adriano teria dito se tratar de uma “mensagem codificada para alguns amigos que estão passando por problemas”.
    105 em Romanos = CV (comando vermelho)

    ResponderExcluir
  3. Encabeço esta lista de pessoas que parabenizam a todos vcs, pela luta , coragem, e a determinação de serem policiais, apesar de todas as adversidades que se defrontam no seu dia a dia, e a vc, que apesar de não conhece-lo pessoalmente, só de foto, admiro seu caráter, e sua luta incansável pela defesa de seus companheiros, e pela polícia . bjs

    ResponderExcluir
  4. pq eles não reclamaram com os traficantes para devolverem as motos sem pintar?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar