domingo, 5 de junho de 2011

JUNTOS SOMOS FORTES


JORNAL O GLOBO (online)
CRISE
'O quartel do Comando Central é um santuário da corporação', diz novo comandante do Corpo de Bombeiros

Publicada em 04/06/2011 às 22h22m
RIO - O novo comandante do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Sérgio Simões, nomeado no sábado após a exoneração do coronel Pedro Marcos Machado durante a crise provocada pela invasão do quartel-general da corporação por centenas de militares que exigiam melhores salários, disse que a principal preocupação é normalizar o atendimento à população.
- É o momento de tomar pé das coisas e tranquilizar a cidade - disse Simões. - Digo aos bombeiros que temos uma responsabilidade com a população. O que aconteceu nos agride - acrescentou o oficial, que foi coordenador de planejamento de segurança do Corpo de Bombeiros para o Pan de 2007.
Simões também criticou a postura dos colegas manifestantes:
- O quartel do Comando Central é um santuário da corporação. A invasão é inaceitável e imperdoável.
Segundo o promotor militar Leonardo Cunha, que acompanha o caso, os 439 presos responderão por três crimes: motim (de 4 a 8 anos de prisão), dano (de 1 a 6 anos) e impedimento ao socorro (3 a 6 anos), de acordo com o Código Penal Militar.
Enquanto Simões garante que a normalidade será mantida, bombeiros dizem que só estão atendendo a casos de emergência extrema. Segunda-feira, os militares vão estar nos quartéis, mesmo os que estão de folga, como forma de protestar.

O que me deixa mais perplexo é saber que os “Comandantes” irão ser beneficiados pela luta desses “Bravos Homens” e que podemos contar nos dedos os que tiveram a coragem de lutar pela coletividade.

Por que será que a grande maioria dos “Comandos” acham que sua tropa deva sofrer com os piores salários juntamente com suas famílias?

Será que são beneficiados de alguma maneira? Qual? É legal? é Honesta?

Essas são algumas perguntas que são geradas diante de declarações que presenciamos na mídia.

Esta na hora de revermos o nosso Sistema de segurança, não com demagogia e hipocrisia da forma que é feito, mas com a transparência e a verdade para que aqueles que são os grandes beneficiados participem, apoiando os que os protegem.

É o caso das UPPs onde virou um estigma fraudulento, em que empurram a “marginalidade explicita” para outros lugares mantendo acobertado com a cumplicidade da mídia o trafico a “todo vapor” nas famigeradas “comunidades pacificadas”.

Temos que ter “Política de Estado” e não de governo, deve haver uma continuidade no trabalho o qual irá trazer benefícios para a sociedade e não a interrupção por ter sido a idéia de outro Governo.

É o caso dos “Brizolões” que estão quase extintos ou maquiados para que a população esqueça quem realmente foi seu idealizador, pois é de outro “Partido Politico”.

Ideias realmente boas para a sociedade sofrem uma “metamorfose política” para terem fins eleitoreiros.

Lembram-se dos “policiamentos comunitários” Aqueles que foram denominados GPAEs ( Grupamento de Policiamento de Áreas Espaciais) como a salvação das comunidades carentes?

Tivemos uma no Morro do Cavalão em Niterói que foi muito bem elogiada na mídia e pela sociedade a qual recebeu esse beneficio, no entanto, esqueceram do principal, que foi a valorização daqueles os quais eram a peça principal para o seu funcionamento, O HOMEM.

Como pode um Ser Humano o qual não tem a sua dignidade trazer benefícios para outros?

Isso parece perpetuar, pois a exemplo de Governos temos de Comandos, os quais passam e destroem tudo o que foi construído por seus antecessores por simples vaidade ou por uma interpretação erronia sem ter qualquer uma pesquisa de qualidade do serviço que era exercido.

Não há uma uniformidade no trabalho, não há uma valorização dos seus homens, não há uma evolução no sistema e o pior de tudo, não há uma conscientização.

Falta a dignidade, falta o caráter, falta a vergonha de assumirem os seus erros.

Tentam encobrir seus erros com mais erros, a exemplo são as injustas gratificações que são oferecidas como forma de dividirem a grande força que podem tira-los do Poder.

Como pode um soldado ganhar mais do que um Sargento? Ou um sargento ganhar mais do que um Tenente, ? Como pode um reformado ganhar menos do que um da ativa? Como pode algem fazer a mesma coisa do que o outro e ganhar menos, somos Militares e temos a nossa diferenças das demais classes trabalhadoras.

Será que podemos chamar de revanchismo essa obsessão de nos destruir ?

Como pode um Policial ser promovido por ter feito somente o seu trabalho?

Ora Srs, não seria mais do que a minha obrigação prender um marginal, não seria eu merecedor de elogios já que fiz a minha obrigação.

A quem querem enganar? Estão pensando que é um incentivo para que continuemos a trabalhar?

Não posso me incentivar ao ver que meu filho vai ter que sair de um bom colégio pois seu pai não tem dinheiro para pagar, não posso sorrir ao saber que quando acabar o meu policiamento eu vou para um “Bico” para complementar meu salário para pagar as contas.

O Poder de compra do dinheiro já não é o mesmo de quando eu entrei, o aumento o qual me oferecem não chega a suprir a inflação, pois enquanto eu vau ganhar 0,9% ao mês, o leite sobre 13%, a luz 5%, o feijão 10%, a passagem 13% e assim vai.

Qual é o incentivo que temos? Ameaças? Porrada? Ou pior, a Demagogia.
Esta na hora de sabermos quanto realmente é o nosso valor, não para a sociedade, pois ela com toda a certeza sabe, mas nós ainda não.

Os Bravos Homens dos Bombeiros Militares do nosso Estado, sempre salvaram vidas e continuam a fazê-lo, não somente na pratica, mas também com exemplo de determinação e de coragem de lutar pelo que é de Direito.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar