segunda-feira, 19 de setembro de 2011

EXCESSO DA CRUZ


JORNAL O GLOBO (online)
Beltrame diz que policiais que cometerem excessos serão expulsos da corporação
Plantão Publicada em 19/09/2011 às 18h02m
RIO - O secretário de segurança, José Mariano Beltrame disse, nesta segunda-feira, que problemas sempre existirão na segurança do estado, mas lembrou que as autoridades não podem se omitir às denuncias. A declaração foi feita em entrevista ao telejornal Brasil Urgente, da Band.
- As denúncias serão apuradas e se houver excessos praticados por policiais, eles serão punidos. Serão expulsos da corporação. Temos a nítida consciência do que deve ser feito. Não é tarefa fácil. Se alguém disser que vai resolver a questão a curto prazo, estará sendo leviano. É absolutamente necessário que se avance, fazendo os ajustes necessários- afirmou Beltrame, referindo-se aos recentes casos de denúncia de propina recebidas por policiais de UPPs.

Digamos que alguém, morador de uma dessas Comunidades, ligue para 190 e faz uma denuncia na qual diz que há uma “festa” perto de sua casa e que o som esta insuportável embora seja duas horas da manha e que não consegue dormir e que tem que acordar cedo para trabalhar.

O batalhão da área envia uma viatura para o local e lá chegando, verificam que há mais de cinqüenta pessoas, muitos no meio da rua (para quem já presenciou festinhas desse gênero sabe a que me refiro) e esse dois Policias pedem para chamar o responsável, já começa a aglomeração em redor da viatura, ai vem um sujeito, visivelmente alcoolizado se não estiver também drogado, e diz que não vai baixar o som por esta na casa dele.

O Policial por sua vez, por mais “sangue de barata” que tenha correndo na sua veia, diz que ele tem que baixar o volume por estar incomodado a vizinhança e que se ele não obedecesse a ordem seria levado para a Delegacia.

Ai o sujeito, diz que não vai baixar o som e ofende os Policias com palavras de baixo calão.

Então os Policias dão voz de prisão a esse elemento e tenta algemá-lo já que o seu estado é visivelmente alcoolizado e agressivo.

“Tai o merdele” as pessoas que estavam ao redor da viatura tentam impedir que os Policias levem o cidadão para a delegacia, começa o empurra empurra, é solicitado o reforço para apóia-los, alguns começam a jogar pedras entre outros objetos para cima dos Policias, a impressa aparece do nada e no dia seguinte La esta estampado em suas manchetes:

“PM COMETEM EXESSO EM COMUNIDADE” ou “PM VIOLENTA”

Traduzindo, aquele Policia que só foi ao local para atender uma solicitação de um morador que queria dormir e não conseguia devido ao som alto, agora é o culpado.

Vem o Governo, vem o secretario, vem o comando e todos, com toda a certeza ficarão do lado do “sujeito” pois não faltará testemunhas para afirmarem que quem começou o tumulto foram os PM.

No mínimo, aqueles dois PM aguardarão detidos em suas Unidades ate que os fatos sejam apurados, culpados ou não, já estão pagando pelo que não fizeram e serão transferidos para outras Unidades sem a preocupação da distancia de suas residências só porque La na comunidade eles sempre tem razão.

Eu vi uma entrevista uma vez que uma das moradoras disse que era muito melhor quando o Exercito ou a PM não estavam lá, fiquei espantado com essas declarações, cheguei ate mesmo pensar que essa “Sra” era a mesma que tinha sido flagrada levando comida a um grupo de traficantes que tinha sido filmado pelo serviço de inteligência.

Afinal as forças militares estão nessas comunidades para evitarem o retorno desse traficantes que ostentavam suas poderosas armas e impunham a lei do poder paralelo, e ela preferia isso.

Qualquer Policia que trabalhe com seriedade irá sempre “atrapalhar” as ações criminosas do trafico e sempre será alvo de denuncias as quais não possuem qualquer fundamento e que infelizmente o próprio Governo não os apóiam para não perderem seus “votinhos”

Que se dane o Policial e sua família, depois colocamos outro em seu lugar e logo, logo eles esquecem.

Basta recordarmos do depoimento daquela mulher que dizia que os PMs eram culpados e pouco tempo depois foi presa juntamente com mais alguns traficantes.

Já ouviram o ditado: “ Quem muito se abaixa a bunda aparece” ?

Querem colocar as UPPs então que façam de uma maneira correta e não a toque de caixa como se fosse uma propaganda política.

Assisti hoje no Balanço Geral na Rede Record a entrevista que o Apresentador Wagner Montes fez com o Secretario de Segurança do Estado.

Eu ate acreditei em suas palavras, pois foram ditas com transparência ainda mais quando em algumas perguntas respondeu que não sabia que estava acontecendo.

Uma delas foi relativo a diminuição do valor do Rio-Card para os PMs talvez o Sr Secretario não saibam também das realidades da uma comunidade, afinal só as visita com sua comitiva onde tudo é maquiado ao invés de ir sozinho a noite ver com seus próprios olhos o outro lado da moeda.

Os Excessos os quais presenciamos não são por parte dos Policias e sim do próprio Governo por incompetência ou por cumplicidade com o erro.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

Um comentário:

  1. Eu tenho duas opções para o morador da favela que estiver incomodado com o som alto.
    1ª se muda de lá!
    2ª compra um caixa de algodão e tapa os ouvidos.
    Parem de chamar a pmerj para resolver tudo!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar