quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sem Imaginação 2

FOTO RETIRADA DA INTERNET

JORNAL EXTRA (online)


CASO DE POLÍCIA

Enviado por Giampaolo Braga -
5.8.2009 às 12h06m

câmara dos deputados
Projeto quer jovens saídos das Forças Armadas na polícia
A Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei, de autoria do deputado Paes de Lira (PTC-SP) que cria o projeto Policial/Bombeiro/Cidadão, incluindo-o no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O projeto é destinado a jovens recém-desincorporados do serviço militar obrigatório e que desejem voluntariamente se engajar nas polícias militares e nos corpos de bombeiros militares.
Na justificativa da proposta, Paes de Lira explica que a ideia é evitar que os jovens saídos das Forças Armadas sejam atraídos para atividades criminosas: "Devido à falta de empregos, esses jovens liberados por excesso de contingente, sem nenhuma qualificação profissional, ficam ociosos e a mercê de grupos criminosos. Essa medida permitirá o aproveitamento desses jovens, numa faixa etária altamente sensível e de risco, pelas Instituições de Segurança Pública, atendendo a demanda da sociedade, pois policiais e bombeiros de carreira serão deslocados para as atividades de médio e alto risco, fiando a cargo do conscrito voluntário as atividades de baixo risco", alega o deputado.
O projeto de Paes de Lira será analisado em caráter conclusivo (ou seja, não precisará passar pela votação no plenário da Câmara) pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Em primeiro lugar quero deixar claro que sou contra ao “Serviço Militar Obrigatório” e também ao “Voto Obrigatório” creio que em um regime Democrático o qual escolhemos para viver, qualquer “coisa” imposta vai de contra os princípios.

Quanto ao “aproveitamento” desses jovens nas fileiras das Instituições de Segurança Publica, para que não possam desvirtuar os ensinamentos ministrados em favor do crime, seriam mais uteis, se fossem incentivados a permanecerem em suas funções, para patrulharem as nossas fronteiras impedindo a entrada de drogas e armas que abastecem nossas cidades.


A idéia de um “Policial/Bombeiro/Cidadão” é desvirtuada pelos interesse politiqueiros, para manter o domínio e a condução de pessoas menos esclarecidas que compõem a grande parte dessa nossa sociedade através de ilusões e promessas, eximindo a culpa dos que realmente contribuem para a continuidade desse quadro.


A participação na formação escolar, através da assiduidade de um Policial Militar e um Bombeiro Militar nas salas de aula de escolas públicas e particulares, na implantação de uma disciplina na qual possa interagir sociedade a policia e ao bombeiro, talvez sejam mais viáveis para as futuras escolhas daqueles que terão a missão de fiscais das Leis e salvar vidas.

No entanto, é primordial que, em primeiro lugar, resgatemos a dignidade e o respeito desses profissionais, os valorizando e os amparando, para que possamos servirmos de atrativos aos futuros componentes.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar