sábado, 11 de julho de 2009

Eu tenho vergonha!

JORNAL O GLOBO (online)


CRIME AMBIENTAL?

Brasil cobrará explicações da Inglaterra sobre lixo tóxico enviado ao país


Publicada em 10/07/2009 às 09h03m
ClicRBS


PORTO ALEGRE - A procuradora da República em Rio Grande, Anelise Becker, enviou ofício ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, pedindo que a instituição cobre explicações da Inglaterra sobre sobre o envio de 1.098 toneladas de lixo tóxico aos portos de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e de Santos, em São Paulo, entre fevereiro e maio. As autoridades gaúchas querem que a Inglaterra ajude a desvendar o que classificam de crime ambiental.
O chefe da Delegacia de Polícia Federal no município, João Manoel Vieira Filho, também solicitará o apoio da Divisão de Meio Ambiente da PF, em Brasília, para descobrir porque o lixo foi enviado ao país. Ele investiga se a empresa exportadora da Inglaterra, que enviou a carga, aproveitou-se de um negócio aparentemente legal para descartar lixo inaproveitável no sul do Brasil.
O delegado também vai apurar se a empresa gaúcha que importou a carga, a Alfatech, de Bento Gonçalves, está envolvida na operação de transformar o estado em lixeira dos britânicos. A procuradora e o delegado querem colaboração mundial.
- É um caso inédito e complicado - destaca Vieira Filho.
O porto de Rio Grande foi surpreendido com a descoberta de que 40 contêineres continham papéis, plásticos, vidros, tampa de banheiro químico e outros dejetos. Pelos documentos de importação, os contêineres deveriam ter polímeros de etileno, que são aparas de plástico para reciclagem. Atuando há 15 anos no porto de Rio Grande, o inspetor-chefe da Receita Federal, Marco Antônio Medeiros, não havia visto algo semelhante.
A advogada da Alfatech, Silvana Werner, garante que a empresa também foi surpreendida. A advogada sustenta que a empresa pagou R$ 200 mil, adiantados, para importar as 1.098 toneladas que seriam de aparas plásticas. Silvana diz que importam polímeros de etileno (tiras e blocos de plástico) da Inglaterra por não encontrar mercadoria semelhante no Brasil apta à reciclagem.
O material é transformado em telhas translúcidas. A carga esperada seria mesclada com casca de arroz. A Alfatech diz ter cobrado explicações da exportadora britânica. A advogada ressalta que a empresa, com sete anos no ramo, vai provar inocência e se ressarcir dos prejuízos

Alem de Roubarem as nossas riquezas ainda jogam seus lixos em nossas Terras.


Mas com toda certeza acharam uma “desculpa”plausível, as quais as nossas “Autoridades” irão aceitar ou quem sabe, cobrar uma pequena multa para não “passar em branco” e depois encontraram mais espaço para as futuras remessas.


Queria ver se fosse o contrario, não tenho nada contra aos outros Países, porem também não tenho nada a favor, ate mesmo ao que chamamos de “Irmão” já agiram de forma descortês com seus “patrícios” e achamos graça quando contamos uma piada, porem somos nos os protagonistas dela lá.


Humilhados em outros Países e escravos em nosso próprio País.


É assim que me sinto ao ver a conivência dos nossos Governantes ao darem “incentivos” as Empresas estrangeiras para que suguem cada gota de suor do nosso trabalho para pagarmos seus péssimos serviços prestados.


Esquecemos o que é civismo, não ensinamos aos nossos filhos o valor da nossa Pátria.


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar