segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O PRIMEIRO DOMINÓ


JORNAL PARAIBA 1
http://www.paraiba1.com.br/Noticia/56627_policiais-e-agentes-se-reunem-em-assembleia-e-decidem-por-greve.html
Cidades
Policiais e agentes se reúnem em assembleia e decidem por greve
28/02/2011 16:27
Cadu Vieira

Da Redação
Com fotos de Cadu Vieira
A assembleia que aconteceu nesta segunda-feira (28) na praça João Pessoa, na Capital, decidiu que policiais militares e civis, agentes penitenciários e bombeiros cruzam os braços a partir de hoje e só voltam ao trabalho depois que o governo apresentar uma proposta de reajuste.
Os policiais que fazem parte do comando de greve se reuniram com representantes do Estado hoje pela manhã e já deixaram o encontro insatisfeitos com as ofertas do governo. Segundo eles, o governador queria a promessa de trabalho normal durante o carnaval e em troca faria, em 30 dias, apresentaria uma proposta aos servidores.
A previsão de Marcílio Brás, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar da Paraíba (Asspom), é de que 10 mil profissionais cruzem os braços para aderir ao movimento. Os policiais militares param a partir da meia noite de hoje. Já os civis e agentes penitenciários vão esperar 72 horas, como mandaria a regulamentação de greve.
Na última quinta-feira (24), os representantes do governo e os profissionais participaram de uma reunião sem avanços. O governo havia proposto a criação de uma comissão integrada e ainda pediu um prazo de mais 30 dias para apresentar uma proposta.
Na reunião de hoje, o prazo de 30 dias foi mantido, mas o governo queria a certeza que todos trabalhariam normalmente durante o carnaval. Esta foi a proposta colocada em discussão na praça, e negada pela maioria, mesmo depois de, durante a deliberação, um telefonema do governo ter diminuído este prazo para 15 dias.

Com a decisão dos policiais pela greve, as festividades carnavalescas acontecerão sem o policiamento nas ruas. O bloco Muriçocas do Miramar, por exemplo, que acontece nesta quarta (2), não terá a atuação da polícia.

Tão logo foi tomada a decisão por greve, os policias saíram em passeata pelas ruas da Capital. Neste momento, o governador Ricardo Coutinho está reunido com a Secretaria de Segurança Pública para decidir que medidas serão tomadas a respeito

O primeiro “dominó” acabou de cair.


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

sábado, 26 de fevereiro de 2011

PEC 300



JORNAL PARAIBA ONLINE
http://www.paraibaonline.com.br/noticia.php?id=789468&ano=

23/02/11 - 19:02
Lideranças de policiais lamentam ausência de autoridades do Estado em sessão especial
Da Redação com Ascom

Nenhum representante do governo do estado compareceu à sessão especial, que esta sendo realizada neste momento na Assembléia Legislativa, para discutir o impasse entre policiais civis, militares e agentes penitenciários com o governo do estado, em reação a chamara “Pec-300”.

A sessão, proposta pelo deputado estadual Frei Anastácio (PT), está tendo a participação das dez entidades que representam as polícias lamentaram a ausência de representantes do governo do estado.

A maioria dos 12 parlamentares presentes é da oposição e criticaram a postura do governo do estado, que ao não mandar representantes para a sessão, estaria desrespeitando o Poder Legislativo e os policiais, segundo eles.

“A ausência de autoridades estaduais mostra a forma do “pouco caso” que o governo do estado está fazendo em relação ao problema que envolve os policiais”, disse o deputado Frei Anastácio, autor da propositura da sessão especial.

O parlamentar disse que a segurança do estado se encontra na iminência de um colapso. “Os delegados já anunciaram greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira. Depois deles, os policiais militares também poderão entrar em greve. Depois que isso acontecer, o estado ficará entregue à bandidagem”, disse o parlamentar.

Greve da PM

Durante a sessão, o major Fábio, uma das principais lideranças da polícia, anunciou que a categoria irá entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira. Ele disse que não dar mais para suportar a falta de compromisso do governo do estado em relação à categoria.

“Quer os lideres de entidades não queiram, a polícia entrará em greve a partir de segunda-feira”, disse o major Fábio.


Todos nós já ouvimos falar na “PEC 300”, mas para alguns dos Srs a dimensão dessa reivindicação dos Policias Militares se restringe somente aos seus Estados de origem e nunca a nível Nacional.

O “poder de compra” do “salário” quando entrei na Policia, há aproximadamente 29 anos atrás, era o suficiente para se viver, dava para comprar comida, roupas, pagar as despesas de casa, a educação dos filhos e ate mesmo para algum lazer com a família, lembro-me que já existia os famosos “bicos” os quais, somente alguns faziam por uma questão de ter algo mais, um carro mais novo, uma casa melhor ou qualquer coisa, natural a ambição e a vaidade do Ser Humano.

Porem, ao logo do tempo, esse “poder de compra” foi diminuindo e chegamos ao ponto de termos entre nós, alguns companheiros passando fome.

Acreditem isso é verdade, sem dinheiro para irem para o serviço, com luz ou água cortada, para comparem remédios e tantas outras coisas, talvez o que podemos chamar de verdadeiros “carentes” ao invés da deturpada idéia que temos hoje.

As discriminações por parte dos Governos e apoiada pelos Comandos nos levaram ao estado critico em que nos encontramos hoje, sem termos qualquer iniciativa real por parte deles.


Me refiro as primeiras “gratificações” as quais só beneficiaram um grupo em que o “DEVER” do Policial, passou a ser um fato “extraordinário”, para mim demagogo e hipócrita, me refiro as gratificações “faroeste” as tais “pecúnias” e outras que deveriam, já que optaram a sua criação, ser somente uma espécie de incentivo momentânea e não serem incorporadas ao “salários”, pois acho que não fizeram nada alem do que se propuseram durante seus juramentos, salvo raras exceções, talvez fossem essas as quais tenham sido o embrião da idéia totalmente deturpada.

Baseado nesta forma, o Governo atual, optou na utilização do mesmo tipo de “bonificações” para que não precisasse ter que dar um aumento real e tão necessário a toda tropa, alegando sempre a falta de verbas que sempre são “desperdiçadas” em outras coisas sem tanta importância, fazendo assim uma espécie de divisão e uma discriminação aos seus profissionais, onde é esquecida uma das bases da Instituição que é a hierarquia.


Um dos mais prejudicados são os reformados, pois já não possuem a mesma vitalidade que tinham durante a sua vida “ativa”, doentes e cansados, ainda são obrigados a fazerem bicos para sobreviverem ou se sujeitarem a viver as custas de ajuda de parentes e amigos.

Lamentável e cruel para quem se dedicou tanto e não recebeu nem a sua dignidade em troca assim tambem para aqueles que tambem são excluidos desses beneficios e estão na ativa

Não acredito que haja a coragem por parte do efetivo da Policia do Rio em fazer o que pretendem os Policias da Paraíba e de tantos outros Estados, pelo menos não antes de outros Estados, mesmo sendo o mais prejudicado, afinal não há um verdadeiro Líder ou alguém que não esteja comprometido com a vaidade ou com qualquer outros benefícios que lhe cabem para guiá-los.

No entanto, esses mesmos benefícios os quais hoje calam as bocas de muitos não deverá ser sustentado por muito tempo, como podemos notar, atrasos e diminuições nas porcentagens já estão sendo freqüentes, fomentando assim uma insatisfação e uma busca pela dignidade que outrora se restringia a essa minoria.


É o velho ditado, “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”


Embora seja contra a greve, por achar que temos outras prioridades alem do dinheiro, acredito que será inevitável, já que a valorização do Homem é colocada em segundo plano pelos Governantes e o tão falado “efeito dominó” acontecerá em breve e acarretará o Caos penalizando ate mesmo os que nada tem haver.

Esse comentário sobre essa matéria é baseado no que presencio no meu dia a dia e não uma forma de incitar a greve, pois como falei sou contrario, é de minha total responsabilidade baseado nos Direitos Constitucionais onde me reserva como Cidadão Brasileiro de expor a minha opinião.

Porem já ouvi uma frase que nos faz refletir e nos preocupar.


“Não Devemos PEDIR aquilo que podemos EXIGIR”


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

domingo, 20 de fevereiro de 2011

É Doce mas não é Mole não


JORNAL O GLOBO (online)
SP: Policiais confundem rapadura com crack e dão voz de prisão a professora
Publicada em 20/02/2011 às 12h32m
TV TEM
SÃO PAULO - Um simples tablete de rapadura gerou uma confusão e tanto durante uma operação policial em Ourinhos, cidade a 371 quilômetros de São Paulo. Com informações de que uma mulher iria transportar drogas de São Paulo até a cidade em um ônibus, policiais civis revistaram vários veículos em uma base da Polícia Rodoviária de Santa Cruz do Rio Pardo.
Em um dos ônibus parados durante a operação eles encontraram o suposto entorpecente dentro da bolsa de uma professora. A polícia deu voz de prisão à suspeita ainda dentro do veículo e ela foi algemada. Segundo Angélica Jesus Batista, a policial que a abordou disse que era muita droga e a algemou na frente de todo mundo enquanto ela era retirada do ônibus.
" Eu e minha mãe estivemos na Bahia e trouxemos rapadura, requeijão. Era um presente para minha sogra e meu namorado, mas eles confundiram com a droga "
- A policial parou na porta do ônibus e disse 'encontramos'. Em seguida, ela me algemou - disse Angélica.
Mas o que os policiais pensavam ser crack era na verdade um tablete de rapadura que Angélica levava de presente para o namorado.
- Eu e minha mãe estivemos na Bahia e trouxemos rapadura, requeijão. Era um presente para minha sogra e meu namorado, mas eles confundiram com a droga - disse.
Depois do mal entendido a professora foi liberada. Ela registrou boletim de ocorrência por constrangimento. A verdadeira traficante foi presa horas depois em outro ônibus portando 2 kg de crack. O delegado seccional de Ourinhos, Amarildo Aparecido Leal, diz que os policiais usaram o procedimento padrão diante da situação, mas que mesmo assim o caso será investigado.
- Os policiais são obrigados a agir com cautela, mas o caso vai ser analisado. Foi preciso garantir a segurança dos passageiros do ônibus e do próprio policial - diz o delegado


Chega ser cômico e ao mesmo tempo trágico, confesso que poderia acontecer com qualquer um policial em virtude de não ter um verdadeiro preparo.

As diversas drogas que estão existindo e principalmente as maneiras de serem transportadas se não houver uma atualização, uma simples informação para aqueles que estão diretamente nas ruas ou irão passar despercebidas ou teremos outros casos semelhantes.

Aproveitando essa reportagem, vale a pena relembrarmos as apreensões feitas durante a invasão no Complexo do Alemão aqui no Rio.


A mesma forma confirmação que foi feita por esses Policias de São Paulo foram feitas aqui, no “olhometro”. Eu sempre aprendi que deveríamos dizer que foram apreendidos aproximadamente 5oo gramas de um pó branco aparentemente cocaína, ou foram apreendidos aproximadamente 500 gramas de uma erva aparentemente maconha.

Afinal o Policia não é um perito para dizer se é ou não drogas ilícitas, porem, aqui no rio, toneladas de supostas drogas ilícitas foram incineradas sem terem a sua comprovação técnica, para mim apenas uma simples encenação teatral.

Tendo assim, as prisões efetuadas durante a invasão, um motivo legal para colocar em duvida as acusações.

Fico triste por saber que o Policial irá carregar por toda a sua vida essa passagem, onde irão chamá-lo de “O Policial rapadura” ou coisa parecida, no entanto a vergonha deveria cair sobre o Estado que não o preparou como deveria.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

ALO TEM ALGUEM AI ???


192


Ontem, 19 de fevereiro, foi a missa realizado a missa de sétimo dia em memória do meu sogro, na Catedral São João Batista, no centro de Niterói.


Durante a chegada dos Amigos e Parentes, um Sr de aproximadamente 45 anos, passou mal e desmaiou (com todo o sentido da palavra, desabou) dentro da Igreja para espanto daqueles que estavam ao seu lado, entre os bancos, aparentemente estava alcoolizado, porem sua respiração estava fraca e salivava (espumando), não respondendo a qualquer outro estimulo.

O Padre responsável juntamente com outros, tentaram por diversas vezes entrar em contato com 192 (SAMU) não obtendo êxito, já os Bombeiros não havia uma ambulância disponível naquele momento pois acabará de ir atender um outro caso mais urgente.


Eu, fiquei fora da Igreja tentando entrar em contato com a SAMU e consegui depois de muito insistir, porem a pessoa que me atendeu, foi grosseira e “automática”, talvez se tivesse uma gravação teria tido mais atenção do que essa mulher que atendeu.


Ela alegava que já haviam feito contato e que um médico já havia orientado o que fazer, repetidamente, porem quando a questionei se iria enviar uma ambulância ela disse que não, e novamente que o medico já havia orientado o que fazer e desligou.


Por mais de 20 minutos eu tentei novamente, ou só chamava ou ficava ouvindo “musiquinhas”


Entrei em contato então com um Amigo da secretaria Municipal de Saúde que pediu a uma pessoa do SAMU que entrasse em contato comigo, e no mesmo instante uma pessoa me ligou e providenciou a tal ambulância.


Logo uma ambulância apareceu e o Sr foi socorrido.

O que questiono é se o nosso Secretario de Saúde Estadual já tentou entrar em contato com 192 sem se identificar, como se fosse um de nos, aflitos e sem qualquer amparo técnico, com uma vida em risco.

É muito fácil dizer a mídia que a saúde recebeu verbas para a compra de equipamentos, viaturas e medicamentos, mas no entanto quando a população precisa de nada adianta pois alegam que não tem, uma verdadeira ilusão.


Talvez se as nossas “Autoridades” não tivessem o privilegio de serem socorridas por caras Unidades Particulares ao invés de utilizarem os mesmos serviços os quais coordenam dessem mais atenção.

O que temos de mais valor que é a nossa vida é jogada a sorte por jogadores inescrupulosos e egoístas.


Só quando precisamos é que nos preocupamos se funciona ou não, porem, em muitos dos caso já é tarde e só irá restar a dor e a revolta, ninguém irá ser responsabilizado.


É tão simples pegarmos um telefone e ligarmos para ver se funciona, não só uma vez, mas no domingo, feriado ou qualquer outro horário que não seja “costumeiro”.


Dinheiro tem, pois os pesados impostos ale de diversas “fontes” inventadas pelo próprio Governo para que aumente o volume de dinheiro, que nos são cobrados, ao menos para minimizar esse sofrimento, talvez seja uma questão de profissionalismo, onde ninguém se preocupa com seus deveres, com suas obrigações, tanto do mais alto cargo quanto a “simples” atendente. Embora tenham a mesma importância para o perfeito funcionamento só lembram de receberem seus salários.


E que se dane a vida, não é a deles.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

LUTO

Quero me desculpar por não ter escrito as minhas Crônicas ultimamente, o motivo de ter deixado de escrevê-las foi o falecimento de meu Sogro, Pedro Marques. Um Pai, um Amigo e um Irmão.

A Policia me ensinou a conhecer a vida e ele, uma das formas de como vive-la.
Obrigado

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

vivendo do passado


JORNAL O DIA (online)
09.02.11 às 18h06 > Atualizado em 09.02.11 às 18h13


Cristina Mortágua é liberada


Ex-modelo foi presa na segunda-feira por desacato, resistência e injúria
Rio - Cristina Mortágua foi liberada, na tarde desta quarta-feira após um alvará de soltura concedido pela juíza Ana Luiza Mayon Nogueira, titular da 21ª Vara Criminal do Rio.

O advogado dela, Sylvio Guerra, alegou que o valor de fiança de R$ 6 mil era excessivo. O valor solicitado não foi pago e Cristina, que ficou cerca de 24 hora na Polinter, já foi liberada.


‘Minha mãe tem um sério problema de bipolaridade. Ela teria que se tratar, mas não se trata’. O desabafo foi feito ontem, a O DIA, pelo adolescente de 16 anos, filho da ex-modelo Cristina Mortágua com o ex-jogador Edmundo. Na véspera, o jovem fora agredido pela mãe, que acabou presa ao também bater numa delegada da 16ª DP (Barra da Tijuca).
Autuada por desacato, injúria, resistência e agressão, Cristina não conseguiu, até o fim da noite de ontem, os R$ 6 mil estipulados como fiança e foi transferida para a carceragem da Polinter de Magé. Até as 21h, a ex-modelo chegou a ficar numa sala isolada da Polinter do Grajaú, a pedido de seu advogado, que afirmou que obteria a quantia.
A confusão envolvendo Cristina começou na segunda-feira. “Ela é carente demais e queria que eu assistisse TV com ela. Mas eu estava muito cansado, queria dormir. Então, ela se sentiu sozinha, ficou estressadinha e começou a quebrar todos os vidros da casa, tacou um vidro em mim e bateu na empregada. Quebrou meu quarto inteiro, jogou minha televisão no chão, jogou meu laptop pela janela”, contou o filho.
O rapaz admitiu ter reagido. “Também não fiquei quieto e quebrei o laptop dela, quebrei tudo que ela comprou com o meu dinheiro, já que ela não trabalha”, disse, ressaltando: “Há quatro anos ela não trabalha e vive do sustento da pensão que meu pai me dá”.
Segundo ele, a vida da mãe “se resume a ficar vendo TV, comer o dia inteiro, ficar no Facebook — e esperar o dia 10 para receber a pensão”. “Ela joga na minha cara que eu tenho tudo de mão beijada, mas que ela batalhou muito, teve que posar muito nua para conseguir o que conseguiu”.

O adolescente passou ontem por exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal. Após negar que seja usuário de drogas, como a ex-modelo dissera à polícia, ele afirmou que não quer mais morar com Cristina. “Não quero viver mais com minha mãe, mesmo que tenha que ir para um abrigo do Conselho Tutelar”. De acordo com ele, a mãe faz uso indiscriminado de calmantes. Diversas caixas foram apreendidas pela polícia. O rapaz contou ainda ter falado pelo telefone, ontem, com o pai, com quem não se relaciona


E “Deus’ disse - Eu te liberto de todas as suas culpas.

Para mim um desrespeito ao profissional de segurança, afinal ela foi desacatada dentro da própria Delegacia e com isso, mais uma vez, de nada adianta o trabalho Policial.

Pelo histórico que acompanhamos nos jornais, essa “Sra” deveria é ficar presa, pois é uma “desequilibrada’ e com um temperamento imprevisível, colocando em risco os que a cercam, sem falamos no seu passado em que pousou semi nua com um adolescente (seu próprio filho) em poses insinuantes que a Lei não agiu sei lá por qual foram os motivos.


Onde esta a Lei ? no bolso de alguém ?

Uma falta de vergonha, de todos os lados, dela e dos que ainda a ampara.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

MOSTRA A SUA CARA


JORNAL O GLOBO (online)
Ladrão é espancado até a morte após assaltar banhista em Cabo Frio
Publicada em 09/02/2011 às 17h14m
Paulo Roberto Araújo
CABO FRIO - Um ladrão foi espancado até a morte após assaltar um banhista na Praia do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O rapaz, de aproximadamente 20 anos, chegou a ser levado com vida para uma ambulância do Corpo de Bombeiros, mas morreu quando recebia os primeiros socorros na Rua Anequim. Ele estava sem documentos.
O bandido foi detido por populares após roubar dinheiro e o celular de uma mulher. Armado com um pedaço de pau, o ladrão foi dominado por outros vendedores ambulantes, que atenderam ao pedido de socorro dos banhistas. Ele ainda tentou fugir, mas foi alcançado e agredido pelos populares.
O bandido estava caído quando os policiais do 25º BPM (Cabo Frio) foram chamados. Segundo informações dos bombeiros, o bandido teria sofrido um enfarte;
Moradores do local estão pedindo à Polícia Militar mude o local da cabine que fica na Avenida dos Pescadores, em frente ao Clube Náutico. O posto ficou sem utilidade depois que foi aberto um novo acesso aos bairros Peró e Ogiva, pela Estrada do Guriri. No fim do ano passado, a comunidade local fez um movimento pedindo mais segurança.


Essa e a nossa “sociedade” mostrando a “cara”, coitado do pobre rapaz que apanhou ate morrer só pelo fato de roubar uma banhista, será que teremos alguém representando os “Direitos Humanos” , uma ONG ou ate mesmo a Igreja para se manifestar em busca de “Justiça” ?


Devem ter sido um bando de “Débeis Mentais


Afinal deveríamos apurar os fatos, alguém o matou, mesmo que tenha sido de “susto” afinal ele não esperava que fosse ser impedido de fugir com o produto do seu roubo e causou um enfarto fulminante.


A culpa com toda a certeza será da Policia por não ter uma cabine ou um policiamento suficiente para o local, e não ter colocado “rodinhas” nas cabines para que pudessem ser arrastadas de um lado para o outro acompanhando a mancha criminal.


Olho por Olho dente por dente....como esse ditado é antigo e não sai de moda....


É apenas mais um para as famosas estatísticas dos gabinetes que não vai dar em nada.



Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

The End


Srs


Hoje foi o primeiro dia de aula do meu filho, ele estuda no Colégio da Policia Militar que fica situado no Município de Niterói no Estado do Rio de Janeiro e para o meu espanto, pois já havia feito contato com os responsáveis do Colégio, que afirmaram que “tudo estava certo” e que as aulas iriam começar nesta data, porem fomos surpreendidos com uma circular que dizia o seguinte:


“Sr Responsável


Motivados pelo Decreto 42.791, de 06 de janeiro de 2011, que versa sobre o cancelamento da cessão de professores da Secretaria Estadual de Educação a outros Órgãos da administração Publica (incluindo o COM/ERJ), vimos na necessidade de suspender as aulas a partir do dia 08/02/2011, para que possamos providenciar as adaptações em nossa estrutura.


Não obstante, comunicamos que as aulas reiniciarão no dia 14/02/2011 (segunda feira), quando o horário passará a ser das 07:00 às 12:30 diariamente.


Atenciosamente
Divisão de ensino


Realmente me sinto triste por não ter dinheiro para colocar meu filho em outro colégio que possua as qualificações de ensino que ele merece, me sinto incapaz por não ter como lutar contra a covardia e o abandono que sofremos e tenho vergonha por não ter a coragem de ser corrupto ou de seguir o caminho da ilicitude.

A que ponto chegamos?

Uma verdadeira falta de respeito, de consideração com seus profissionais e familiares, é como se eles fossem “NADA

É um descaso na Saúde, na Educação, nas suas Formações, em seus Trabalhos, nos seus Direitos, na sua Reforma, na sua VALORIZAÇÃO como PROFISSIONAIS e COMO HOMENS.

O que posso dizer a uma criança de 10 anos sobre isso?
A verdade? Ou seria melhor dizer a ele as mentiras que já estamos cansados de ouvir?

Talvez, dessa forma, ao contrario de muitos, ainda poderia manter o seu Orgulho por aquela que ainda continuo a defender apesar de tudo isso.

É o meu filho e como qualquer um dos Srs. que são Pais sabe o que estou sentindo agora.

Porque pregam um ensino de qualidade se destroem aqueles que os fazem?

Será que a Vaidade e a Politicagem são mais importantes do que a EDUCAÇÃO?

Não creio que sejam, afinal, ela foi o motivo de seus sucessos, ela é a base que os sustentam em seus pedestais e será o futuro dos seus herdeiros.


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

domingo, 6 de fevereiro de 2011

ABRE A SIRENE !


JORNAL O GLOBO (online)
Secretaria de Saúde de Maricá manda ambulância para socorrer mulher que sofreu queda em casa
Plantão Publicada em 06/02/2011 às 16h27m
Fernanda Dutra

MARICÁ - Vítima de uma queda no interior de sua casa, na Avenida 1, em Itaipuaçu, Maricá, Anadina Carvalho Lavatori, de 61 anos, passou quase seis horas aguardando pelo socorro do Samu. Diante da demora, coube à secretaria de Saúde de Maricá, por ordens do secretário Carlos Alberto Maltacarpi, enviar uma ambulância até Itaipuaçu para levar a mulher até o Hospital Conde Modesto Leal. Em casos como esse, o órgão responsável pelo socorro deveria ser o Samu.
Marido de Anadina, o aposentado Paulo Roberto Lavatori buscava ajuda desde às 11h. Quando ligou para o Samu, Lavatori foi informado de que não havia ambulância disponível. O Corpo de Bombeiros alegou o mesmo motivo para não atender o pedido.
Já a secretaria municipal de Saúde, responsável pelo Samu, informou que havia uma ambulância disponível, mas o veículo só poderia sair com autorização da Central de Regulação do Samu de Niterói, onde ninguém atendia os telefones de emergência.
Por recomendação do médica feita por médico do Samu por telefone, a mulher só poderia ser levada ao hospital de ambulância

Aposto como os familiares e amigos “encheram o saco” de todos ate conseguirem uma ambulância, se não ela ainda estaria lá ou ate mesmo morta, é sempre assim que acontece, só na base da porrada ou de ameaças de divulgarem na mídia que resolvem casos como este.


Agora eu pergunto, Quem é o culpado por esse episódio ? a resposta é simples, é a Sra de 61 anos, Anadina Carvalho Lavatori, afinal ela não sabia que a nossa saúde é precária e que as viaturas estão sempre com defeito ou são insuficientes para atender a população ?

Creio que o serviço de inteligência da Policia, seja ela qual for, junto com o Ministério Publico Federal e a Receita Federal, deveriam investigar as vidas pregressas de muitas “Autoridades” para saberem o destino do dinheiro publico que é investido na nossa saúde e ninguem ve.

Ainda mais quando alguns se tornam alvos de varias denuncias de irregularidades, em que só ficam no papel sem qualquer investigação e ninguém é preso, só os que falam a verdade.

Quando seremos um País Sério?


Resposta: Quando a Lei for realmente aplicada sem qualquer distinção.

Vergonha na cara talvez seja esse o remédio para a saúde da “Saúde”


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

SOU EU


JORNAL O GLOBO (online)
Bandeira da PM será hasteada em casa abandonada no São Carlos
Plantão Publicada em 06/02/2011 às 11h12m
Simone Cândida
RIO - O Bope já escolheu o local onde ficará instalada a bandeira da corporação no alto do Morro de São Carlos. Trata-se de uma casa de quatro andares que está abandonada. O mastro da bandeira já chegou ao local.
Segundo o comandante do Bope, coronel Renan Alonso, a casa fica num local estratégico, com uma visão geral da comunidade e está abandonada. Nenhum vizinho soube dizer de quem era a casa, que está em obras, tem fachada em ladrilhos e se destaca das demais.


Na ocupação anterior, tivemos o hasteamento das bandeiras do Brasil, do BOPE e da Policia Civil, que foi substituída pela a do Estado, a meu ver é ridículo essa atitude, afinal todos são importantes e possuem seus papeis fundamentais, ate mesmo o companheiro que esta no rancho fazendo a comida para esses homens.


Como havia dito anteriormente, cria-se um estigma desnecessário em uma “sopa de letrinhas” e o salário que é bom nada, continuam a ser “pau para toda obra e mão de obra barata” ao contrario dos companheiros do BOPE que recebem um valor bem superior aos soldados da tropa sem falarmos no treinamento, cargos iguais, salarios iguais.


Estão criando uma Policia dentro da própria Policia, onde alguns se sentem superiores pelo tratamento que recebem, e outros deprimidos por terem a mesma importância em suas missões e não serem reconhecidos e discriminados.


Uma “operação” precisa, não me refiro a “invasão” dessas comunidades e sim ao que estão fazendo com a Policia, pois em primeiro lugar denigrem sua imagem, com sensacionalismo des ações de uma minoria as quais se perpetuam na mídia e onde são julgados como “todos”, depois os dividem seu efetivo com gratificações preconceituosas excluindo e esquecendo aqueles que já cumpriram seus deveres, e agora os dizimam como se nada fossem.


É por esse motivo que a frase “Não devemos dar prioridade a quem nos trata como opções” talvez seja a melhor atitude que devem tomar, deixar passar o tempo, fazer o “feijão com arroz” até que alguém realmente valorize e assuma a frente, alguém que tenha o compromisso com seus pares e não com suas vaidades, ai sim iremos resgatar o orgulho de ser um verdadeiro Policia Militar, dando a ele o estimulo e a atenção que merece, pois ao saber que ele e sua família esta amparada, com toda a certeza seu desempenho será bem superior aos dias atuais, pois vira de “dentro” espontaneamente e não induzida pela coação ou pior, pelas suas necessidades.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ora Pois...


JORNAL O GLOBO (online)

Polícia Civil monitora comunidades para onde bandidos fugiram
Publicada em 04/02/2011 às 23h43m
RIO - De acordo com o serviço de inteligência da polícia, os chefes do tráfico nos morros de São Carlos e da Mineira deixaram as favelas e estariam na Rocinha, enquanto o segundo escalão se abrigou nos morros da Pedreira e Lagartixa, em Costa Barros. Segundo o serviço de inteligência, ficaram apenas os traficantes de terceiro escalão e os que não têm ficha na polícia. Nos morros de Santa Teresa, cuja facção criminosa é rival, traficantes - que teriam se escondido ali após a ocupação do Complexo do Alemão - teriam fugido para o Engenho da Rainha, no Morro do Juramentinho.
O delegado Ronaldo Oliveira explicou que, na Chefia de Polícia Civil, funcionará um centro de controle e inteligência, que vai monitorar, em tempo real, as comunidades para onde os chefes do tráfico teriam fugido:
- Caso haja alguma emergência na Rocinha, na Pedreira ou em alguma favela do Caju, estaremos prontos com o efetivo da Polícia Civil, para ocupá-las imediatamente.
( Polícia já tem data e hora marcadas para ocupar nove favelas do Centro )
A ocupação será acompanhada pelo comando da PM, que montará um quartel general no Batalhão de Choque. Nesse local ficará um ônibus do Instituto Félix Pacheco e da Polinter, que vão identificar os presos e verificar se eles têm mandado de prisão. Essa identificação também poderá ser feita na 6 DP (Cidade Nova). Oficiais superiores e de comando ficarão circulando nessas favelas e supervisionando toda a operação.
Especialista critica divulgação
A tática utilizada pela Secretaria de Segurança de anunciar com antecedência sua estratégica de ocupação tem, segundo especialistas, pontos positivos e negativos. De acordo com o coronel José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança, a medida possibilita à população tomar precauções, mas é desnecessária a quantificação do contingente que será utilizado.
- Quando você anuncia, a comunidade pode se preparar com antecedência e, em caso de confronto, não se expor. Contudo, não acredito que as forças de segurança devam dar detalhes das operações. Basta dizer o dia; a quantidade de homens e veículos, por exemplo, não deveria ser divulgada.
O coronel diz ainda que sua opinião é reforçada pelo fato de que as operações são realizadas para ocupar o terreno e não para prender os criminosos

Gostei das declarações do Sr Cel José Vicente da Silva Filho, afinal não sou o único a pensar dessa maneira, pois o que o Estado esta fazendo é um “jogo de empurra” e criando um estigma de letrinhas onde só existem “BOPE e UPPs”, soluções milagrosas para empurrar a “sujeira” sob o tapete, pois como havia dito em outra postagem, lugar de marginal é na cadeia ou no cemitério e isso não estamos presenciando.

Será que os motivos das ações seriam apenas para “inglês ver” afinal se reparamos, o “lixo” esta sendo jogado em áreas distantes dos locais onde serão realizados os eventos esportivos mundiais.


As Ações do Governo são de dar inveja a qualquer agencia publicitária, estamos quase iguais a “Brastemp”, onde uma marca virou sinônimo de qualidade e que hoje em dia, embora tenhamos varias marcas muito melhores no mercado, o nome mantém, mesmo que a sua qualidade não seja boa.

O triste vai ser para seus sucessores, que herdaram um verdadeiro CAOS.


Quanto as informações “desnecessárias” aos marginais, só teria a dizer uma pequena piada que ouvi do Humorista “Ari Toledo” que diz:

“Dizem que um espião português entrou em um taxi aqui no Brasil e o motorista perguntou para onde ele pretendia ir, e ele respondeu que era uma informação sigilosa e isso ele nunca iria dizer.”


Quem sabe deveríamos aprender com nossos Irmãos Português? Pois também devemos ser “alvos” de piadas lá em Portugal ao tomarem conhecimento desses fatos.

Alguém sabe me dizer se aquele “Ten Cel Impostor” que andava na nossa Secretaria de Segurança, será que ainda esta na “ativa” ?

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

VAMOS VOAR ?


JORNAL O GLOBO (online)
Anac autoriza voo de caveirão do ar, o helicóptero blindado da PM
Publicada em 04/02/2011 às 18h13m
RIO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou às 17h desta sexta-feira a autorização para o voo do novo helicóptero totalmente blindado comprado pela Secretaria de Segurança e incorporado à frota da Polícia Militar. Conhecido como 'caveirão do ar', o helicóptero chegou nesta sexta-feira ao Grupamento Aeromarítmo (GAM) de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
A agência liberou o uso da aeronave, fabricada pela Bell Americana, para operações em tempo recorde. Quatro pilotos participaram do treinamento nos Estados Unidos.
A nova aquisição é a maior aeronave da frota, com capacidade para transportar dois pilotos e até 13 tripulantes. Esse novo equipamento vai auxiliar as operações policiais em áreas de conflito, podendo também ser utilizada com muito eficiência em resgates, como no recente episódio da Região Serrana.
A aeronave tem diversos equipamentos, entre os quais um guincho para descidas de emergência e barra transversal de desembarque de tripulantes em movimento.
Um outro aspecto importante refere-se a cor utilizada na pintura do helicóptero. A cor bronze fosco substituiu o tradicional azul, criando um efeito de camuflagem.


Os Srs já ouviram um ditado antigo que diz: “Depois da porta arrombada é que colocam cadeado”?


Tenho medo que seja essa aquisição semelhante as dos “Caverões” que foram comprados pelo Estado e não tiveram muito sucesso, pois encontrou dificuldades de locomoção nas vielas das favelas devido ao seu tamanho exagerado, sendo necessário, a compra de “caverinhas” para substituí-los, o que também não foram muito felizes ao tentarem transpor as barreiras colocadas pelos traficantes.


Mas a grande questão não é essa e sim a pergunta que não podemos deixar de fazer:

Se esse helicóptero é melhor do que os outros e é realmente seguro para seus tripulantes, por que motivos não foram comprados antes de termos presenciarmos a tragédia em que resultou a morte dos companheiros quando os marginais alvejaram a outra aeronave durante as ações policias?


Continuamos a brincar de segurança publica, continuamos a usar como cobaias chefes de família, profissionais os quais se sujeitam ao risco de morte pelo medo imposto do descaso e da teimosia.


E quanto a ANAC, será que as pessoas que adquirirem uma aeronave terão o mesmo tratamento “Recorde” para a sua liberação ?

Afinal o Direito é para todos

Fica aqui registrado uma pequena homenagem aos companheiros que perderam suas vidas na queda do outro helicóptero, que seus familiares, apesar da dor que irão sentir pelo resto de suas vidas, sintam o orgulho de terem sido eles a “salvação” de outros companheiros, que assim como eles, arriscavam suas vidas em aeronaves de propagandas eleitoreiras.


Espero que o tal efeito "camuflagem" seja somente na cor do Helicóptero e não nas ações do Governo.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro